segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

#natal#$2016###***


massa básica para pão doce

1 xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
45 gramas de fermento fresco para pão 2 colheres de sopa de fermento seco 
de 8 a 9 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de leite
1 xícara de manteiga ou margarina
2 ovos 

1 numa tigela grande misture o açúcar, o sal, o fermento esfarelado e 3 xícaras de farinha de trigo numa panela de 2 litros coloque o leite a manteiga e leve ao fogo baixo ate ficar morninho não ha necessidade de que ferva, ou a manteiga derreta completamente
2 adicione os ovos e o leite a misture de secos tudo de uma vez só e sove e bata bem
3 mexendo sempre vai misturando a farinha de trigo aos poucos ate a massa começar a grudar e soltar
Em para uma bancada ou mesa esfarinhada e sove bem.coloque em bacia untada, cubra e deixe crescer ate dobrar de tamanho.
pode-se usar essa massa para varias preparações mais eu preferi usa- la desta vez para incrementar minha mesa de natal, depois de muitos anos sem comemorar o natal na minha casa na verdade eu nunca fiz a ceia de natal na minha casa, e é uma receita barata e bonita .Para o recheio usaremos de 1 xícara de passas claras, sem sementes 3/4 de frutas cristalizadas picada e 3/4 de xícara de uva passa preta 1 colher de sopa de farinha de trigo gemas para pincelar, mistes as frutas com a farinha e vá adicionando as frutas aos poucos de o formato que desejar pincele e leve ao formo pré aquecido a 180 graus.














Um comentário: