segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O primeiro livro de gastronomia me apresentado na faculdade foi o le cordon bleu, na minha leiga opinião e uns dos mais faceis livros de tecnicas a ser seguido,patê brisée , explicado facilmente, uma das minhas receitas favoritas e a famosa lemon pie, massa pate brisee creme de limão e merengue suíço.



PATÊ BRISÉE E PATÊ
SUCRÉE

200 g de farinha de trigopeneirada / 1 colher (chá) de sal100 g de manteiga sem sal, em
cubos / 1 ovo Cerca de 2 colheres (chá) de água Misture a farinha e o sal. Junte amanteiga esfregando com os dedos, junte o ovo e água suficiente para dar liga. Enrole eleve à geladeira por 30 minutos. Rende 400 g.
Para a patê sucrée adicione I colher (sopa) de açúcar refinado
com o sal.
A massa podre inglesa é umpouco diferente da patê brisée
francesa. É feita tradicionalmente com quantidades iguais de manteiga e banha para o dobro de farinha. Um utensílio especial chamado misturador de massa,com finos arcos de aço presos a um cabo, é bom para desmanchar a banha e ao mesmo
tempo oxigenar a massa. 

C O M O F A Z E R  P A T Ê  B R I S É E

A patê brisée para pratos salgados e a patê sucrée para
sobremesas usam técnicas idênticas. Para melhor resultado,
use utensílios e ingredientes em temperatura ambiente e
manipule a massa o menos possível. Uma vez enrolada numa
bola, ponha a massa na geladeira por 30 minutos para
descansar evita o encolhimento enquanto assa.

1 Peneire a farinha numa vasilha funda. Isso oxigena a massa
e faz com que o acabamento fique mais crocante e leve.
Misture com sal.
2 Desmanche a manteiga com os dedos e misture até ficar uniforme e
esfarelado.
3 Balance a vasilha para garantir que toda amanteiga seja incorporada e
abra um buraco no meio.
4 Bata ligeiramente o ovo à parte e despeje no meio.
5 Trabalhe a mistura com um misturador de massa, adicionando água se necessário, cerca de 1 colher (sopa) por vez, até a massa começar a ligar.
6 Junte a massa com a mão,ponha numa superfície
plana e faça uma bola. Não trabalhe demais a massa para
não endurecê-la.


TIPOS DE MERENGUE
FRANCÊS: O mais simples deles,de textura muito fina; usado para confeitar, cozido (poach)  ou assado,como  e ninhos  Use I I 5 g de açúcar para 2 claras. ITALIANO: De textura firme e acetinada; a calda de açúcar  quente"cozinha" as claras. Use em sobremesas como musses frias, suflês e sorvetes. Conserva bem a forma, e por isso também é ótimo para confeitar. Para 400g de merengue,faça uma calda com 250 g de açúcar e 60 ml de água, ferva só até começar a
formar bolhinhas (118°C) e bata com 5 claras já em neve. 
Suíço: É muito mais firme que o francês; usado para decoração.São 125 g de açúcar para 2 claras.no nosso caso usar cremoso merengue suíço o modo de preparo segue adiante.
Suíço
Bata as claras e o açúcar sobre uma panela de água fervente. Gire sempre a
vasilha para evitar que as claras cozinhem  
prepare o creme de limão com 70 ml de suco de limão para uma lata de leite condesado, bata até fica o bem emulsificado, asse a massa conforme as instruções,  A massa assada sem recheio precisa ficar prensada para não criar bolhas de alguma, para não levantar e formar bolhas. Ponha um pedaço de papel-manteiga na base, um pouco maior do que a assadeira. Encha com uma camada uniforme de feijões para assar, que são feitos de porcelana ou de metal;pode-se também usar grãos de feijão ou arroz crus; e todos podem ser usados mais de uma vez. Depois de assado monte a torta primeiro o creme depois o merengue decorado a sua maneira, levar ao formo na função grill ate sapecar as pontinha e pronto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário